A Biodanza é uma prática terapêutica ancorada em princípios científicos que combina música e exercícios específicos num sistema que promove a renovação orgânica, a vitalidade e a alegria. Referimo-nos à Biodanza como um sistema de desenvolvimento humano, pois acreditamos – e a ciência tem vindo a comprová-lo, – que a afetividade e as relações humanas são fundamentais para a felicidade. Esta abordagem inovadora, concebida pelo antropólogo chileno Rolando Toro nos anos 60, destacou-se como algo radicalmente distinto de tudo o que havia na época.
Se hoje a dança é amplamente reconhecida como benéfica para a saúde, e está até na moda, a Biodanza sobressai pela sua originalidade e consistência, como uma abordagem capaz de transformar vidas. A sua prática regular fomenta a liberdade, a afetividade, alegria, potência e criatividade. E embora não seja considerada uma terapia no sentido estrito, é recomendada por diversos médicos, psicólogos e psicoterapeutas. É praticada em contextos tão diversos como saúde, escolas e empresas.
Um Quarto de Século de Progresso Contínuo
Nasce em Portugal em 1998. Ao longo destes anos, a Biodanza em Portugal tem experimentado um crescimento notável, mesmo sem um esforço significativo de divulgação. Este fenómeno é explicado pela extraordinária eficácia do “boca a boca” e pelo impacto evidente da transformação dos praticantes em familiares, amigos e colegas. Estima-se que, atualmente, cerca de 1500 pessoas participem regularmente em grupos de Biodanza em todo o país. Cinco escolas, localizadas em Lisboa, Porto, Algarve, Madeira e Açores, formam futuros facilitadores (como denominamos quem conduz as práticas). Os facilitadores portugueses são amplamente reconhecidos pela sua excelência. Atualmente, a International Biocentric Federation é presidida por um português, José Neves, presidente da Escola de Biodanza do Algarve.
O Legado de Rolando Toro
Rolando Toro foi indicado para o Prémio Nobel da Paz em 2001 pela Casa da América de Madrid devido ao seu trabalho notável em Biodanza e Educação Biocêntrica. Em 2006, foi nomeado Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (Brasil) e, em 2008, Professor Emérito pela Universidade Metropolitana do Peru. A Biodanza está hoje espalhada por todo o mundo.