Sobre a Biodanza
Descobre o que é o Sistema Biodanza SRT, os seus princípios, aplicações e extensões.
A dança da vida – História e fundamentos
A Biodanza, desenvolvida pelo chileno Rolando Toro na década de 1960, é um sistema de integração humana que utiliza música, movimento e vivências em grupo para fortalecer os vínculos com a vida. Inspirada por princípios biológicos, a Biodanza baseia-se no que Rolando chamou de “Princípio Biocêntrico”, que coloca a vida no centro de tudo.
A prática tem como objetivo ativar os potenciais genéticos do ser humano: vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência. Cada sessão é cuidadosamente desenhada para criar um ambiente onde a expressão emocional, a conexão com o corpo e o encontro com o outro aconteçam de forma natural e transformadora.
Mais do que um sistema terapêutico, a Biodanza é um convite a viver de forma mais plena, a recuperar a alegria e a encontrar um novo equilíbrio entre razão e emoção.

Efeitos e Benefícios
Os efeitos que as vivências causam são tanto orgânicos quanto emocionais e existenciais. Os exercícios de Biodanza quando praticados regularmente, estimulam a função primordial de conexão à vida, despertando os aspectos saudáveis do indivíduo, permitindo-o encaminhar-se às formas de ação que reforçam o seu desenvolvimento e o integram a si mesmo, aos semelhantes e ao cosmos. Além de estimular o nível de saúde global, a Biodanza facilita o acesso a uma renovação existencial e a uma nova perceção da vida. Este sistema propicia não só a ampliação da consciência pessoal, como também uma inserção sensível no mundo através do despertar de uma ética da solidariedade.
Os exercícios de Biodanza utilizam diversos caminhos convergentes que levam ao bem-estar e à preservação da saúde integral.


Definição de Biodanza
Biodanza é um sistema de integração humana, renovação orgânica, reeducação afetiva e reaprendizado das funções originárias da vida. Sua metodologia consiste em induzir vivências integradoras por meio da música, do canto, do movimento e de situações de encontro em grupo. Rolando Toro 2002. (Definição acadêmica de Biodanza)
Biodanza é um sistema de aceleração de processos integrativos nos níveis celular, metabólico, neuroendócrino, imunológico e existencial, através de ambiente enriquecido, com música específica, movimento integrado, carícias e encontro grupal, que desencadeiam vivências integrativas. Rolando Toro 2009. (Última definição atualizada)
Integração Humana: Em Biodanza o processo de integração atua mediante estimulação das funções primordiais da conexão com a vida, que permite cada indivíduo integrar-se a si mesmo, à espécie e ao universo.
Renovação Orgânica: É a ação sobre a autorregulação orgânica, induzida principalmente mediante a estados especiais de transe, que ativam processos de renovação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os fatores de desorganização e stress.
Reeducação Afetiva: É a capacidade de estabelecer vínculos com outras pessoas.
Reaprendizagem das funções originárias de vida: É aprender a viver a partir dos instintos. O instinto é uma conduta inata, hereditária, que não requer aprendizado e se manifesta mediante estímulos específicos, tendo como objetivo conservar a vida e permitir sua evolução (por exemplo: instinto de luta e fuga, instinto de fome e saciedade, instinto de guarida e migratório).
Vivências Integradoras: É uma experiência vivida com grande intensidade no aqui agora, com qualidade ontológica (se projeta sobre toda a existência), na Biodanza as vivências são integradoras por que possuem um efeito harmonizador em si mesmas. As vivências na Biodanza estão orientadas para estimular os potenciais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência, denominados Linhas de Vivência.


Princípio Biocêntrico
O Princípio Biocêntrico tem como ponto de partida a vivência de um universo organizado em função da vida.
Tudo que existe no universo seja elementos, astros, plantas ou animais, incluindo o homem, são componentes de um sistema vivente maior. O universo existe porque existe a vida. E não o inverso.
Biodanza empregando uma metodologia vivencial, dando ênfase à experiência vivida, mais que a informação verbal, permite começar a transformação interna sem a intervenção dos processos mentais de repressão.
O Princípio Biocêntrico situa o respeito pela vida como centro e ponto de partida de todas as disciplinas e comportamentos humanos: restabelece a noção de sacralidade da vida. É inspirado na intuição de um universo organizado em função da vida e consiste numa proposta de reformulação de nossos valores culturais que toma como referencial o respeito pela vida.
Aplicações e Extensões
Estrutura do Movimento Biodanza em Portugal


Aplicações
A Biodanza pode ser aplicada a grupos especiais. Estas aplicações requerem conhecimentos específicos para cada grupo, sejam sobre Psicologia Clínica, Psicoterapia, Reabilitação, Educação Biocêntrica, etc, além de uma metodologia específica.
O estudo das Aplicações só pode ser iniciado depois de ter obtido o título de Facilitador de Biodanza.
A Formação em Aplicações de Biodanza tem uma duração que varia entre dois e dez módulos, segundo o tipo de especialidade.
A BIODANZA pode ser aplicada a grupos especiais. Estas aplicações requerem conhecimentos específicos para cada grupo. A Formação em Aplicações de Biodanza, só pode ser iniciada depois de ter obtido o título de Facilitador de Biodanza, e tem uma duração que varia entre dois e dez módulos segundo o tipo de especialidade.
As aplicações de Biodanza têm 3 grandes ramos: Educação, Clínica e Organizacional.
Educação
Do ponto de vista da educação a aplicação do modelo teórico de Biodanza, vai orientar a prática para os princípios pedagógicos do sistema educativo. Aplica-se em todas as instituições vocacionadas para a educação, nomeadamente nas escolas nos diferentes graus de ensino, infantários, universidades, colégios etc.A Educação Biocêntrica, é por excelência a área de intervenção desta aplicação.
No ano de 2012, foi criada uma pós-graduação em Educação Biocêntrica aprovada e autorizada pelo conselho científico da Escola Superior de Educação Almeida Garret de Lisboa. Esta pós-graduação foi criada no sentido de complementar e ampliar as abordagens educacionais que estão instituídas no sistema de ensino renovando a abordagem da Educação. Tem como base o princípio biocêntrico, norteador e são orientador para o Respeito e a Sacralidade da Vida.
Os sistemas educativos formam as pessoas para desenvolver uma determinada profissão, e para um determinado comportamento cívico dentro das pautas de regulação da sociedade e da convivência grupal. As abordagens tradicionais funcionam para a maioria dos estudantes, mas há sempre exceções. Como é que se incorpora a diversidade de cada identidade? Como é que se tem sensibilidade para se chegar a cada aluno? Como é que se educa para a vida? A Educação Biocêntrica vai mais longe: Como nos relacionarmos? Como expressarmos os nossos potenciais genéticos, dentro daquilo que é uma forma única de expressão?
Clínica
Do ponto de vista clínico a aplicação do modelo teórico de Biodanza orienta-se por um diagnóstico, e é especialmente direcionada para determinadas “patologias”. É uma aplicação de Biodanza complementar à Medicina, isto significa que o trabalho de Biodanza com enfermos pode realizar-se em parceria com equipas formadas por psicólogos, médicos, enfermeiros, terapeutas, psicoterapeutas e facilitadores de Biodanza. A Medicina Psicossomática, a Psiquiatria, a Geriatria, a Reabilitação Motora, a Pediatria, e a Cardiologia são exemplos de áreas de intervenção que podem ser perfeitamente complementares com Biodanza Clínica, que se aplica sobretudo em Hospitais Especializados, Centros de Saúde e Clínicas de Reabilitação.
Organizacional
Do ponto de vista organizacional a aplicação do modelo teórico de Biodanza, cumpre um propósito, e vai no sentido de melhorar as condições de trabalho, nomeadamente a gestão do stress, a gestão dos conflitos, o ambiente laboral, e a comunicação nas empresas. Orienta-se para que, a proposta vivencial chegue aonde não chegou a proposta de base cognitiva que é o método de aprendizagem por excelência nas empresas. Aplica-se sobretudo nas instituições empresariais, nas associações profissionais, e nas diversas instituições que se dedicam à formação profissional.

Aplicações de Biodanza para Grupos Específicos
- Biodanza para Crianças e Adolescentes (saudável ou em risco)
- Biodanza para Adultos (saudáveis e/ou incapacitados)
- Biodanza para Grávidas
- Biodanza para Casais
- Biodanza para Grupos Familiares
- Biodanza e Gerontologia
- Biodanza no Local de Trabalho (organizações)
Biodanza para Grupos Específicos na área Clínica
- Biodanza e Enfermidades Psicossomáticas
- Biodanza e Saúde Mental
- Biodanza e Hipertensão
- Biodanza e Transtornos Motores
- Biodanza para Tóxico-Dependentes
- Biodanza para Obesidade, Bulimia e Anorexia
- Biodanza e Cancro
- Biodanza e Síndrome de Parkinson
- Biodanza e Doenças Autoimunes
- Biodanza e Diabetes Mellitus
- Biodanza e Portadores de HIV
- Biodanza para Doentes de Alzheimer

Educação Biocêntrica
É uma proposta de Rolando Toro na área da filosofia da educação que tem como foco, a vida. A imagem do homem, proposta pela Educação Biocêntrica, é a do “homem social”, “o homem ecológico”, “o homem cósmico”. Esta imagem do homem se adquire pelo desenvolvimento da afetividade, da percepção ampliada e da expansão da consciência ética. Rolando Toro criou a Biodanza como um sistema de mediação para a aplicação da Educação Biocêntrica a diferentes grupos humanos.
Extensões
As extensões entram na esfera pessoal do desenvolvimento da identidade, e surgem associadas a:
- Psicologia dos Arquétipos onde a Biodanza se liga aos Mitos Arcaicos nomeadamente às lendas Gregas e Orientais; a Situações Arquetípicas, nomeadamente cerimónias arcaicas;
- Criatividade onde a Biodanza se liga ao processo criativo em Poesia, Artes Plásticas, Dança-Teatro, Canto e Composição Musical;
- Técnicas de Expansão da Consciência onde a Biodanza se liga à Psicologia Transpessoal, nomeadamente à Perceção Essencial, aos Estados de Êxtase e de Expansão de Consciência.
Em Portugal, as extensões estão orientadas para o processo, daí que o acesso é exclusivo para facilitadores e para os praticantes integrados em grupo regular, frequentando ou não a Escola de Facilitadores de Biodanza.
Cada extensão cumpre o propósito de cimentar um processo de aprendizagem e de integração proposto pela Biodanza. O grupo regular tem uma função homeostática, ou seja: ele vai integrando,( um processo de integração orgânica, ajustando ao ritmo e condição de cada um) mas sendo um trabalho semanal num grupo que contém uma matriz afetiva e estruturada, cria uma condição para a rotina e para a habituação. Quando o aluno de grupo regular frequenta uma extensão isso produz um desafio extra, um convite a sair experimentar-se fora da zona de conforto.
ELENCO DAS PRINCIPAIS EXTENSÕES DE BIODANZA
Identidade e os Quatro Elementos – Estudo caracterológico baseado no tetragrama: Terra, Ar, Fogo e Água.
Biodanza Aquática – Metodologia para induzir estados de regressão e de “vivência oceânica” do útero materno.
Biodanza e Argila – Conexão com a energia da Mãe-Terra.
Biodanza na Natureza – Despertar do Amor Ecológico.
Auto-Imagem e Auto-Estima – Sistema de exercícios e danças para adquirir segurança em si mesmo e auto-estima.
Árvore dos Desejos – Estudo da estrutura dos desejos mais profundos de cada participante para que os assuma e busque caminhos de realização.
Projeto Minotauro – Baseado no estudo do Labirinto Existencial e da Árvore dos Medos. Busca-se a conciliação com o Minotauro, arquétipo da estrutura instintiva.
Laboratório de Criatividade – Oficina de Poesia, Pintura e Cerâmica. Fomento da Criatividade a partir da vivência e não do empenho formalizador.
Neo-Xamanismo – Resgate da sabedoria cósmica dos antigos xamãs.
Biodanza e Massagem
Masculinidade e Feminilidade Profundas
Biodanza na Natureza
Sondando o desconhecido e o Círculo dos Arquétipos, que inclui entre outros:
- Pressentimento dos Anjos
- Dançar o I’Ching
- Biodanza e os Arquétipos Gregos
- Biodanza e os Arcanos do Tarô
- Biodanza e o Caminho dos Heróis
- Biodanza e os Arquétipos dos Orixás
- Biodanza e os Arquétipos de Flores de Bach
- O Retorno de Dionisio
- Renascimento