O que é a Biodanza?


“Biodanza, mais que uma ciência, é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente a existência. Sua metodologia promove uma sutil participação no processo evolutivo.” Rolando Toro

Biodanza é um sistema de desenvolvimento humano que num contexto grupal eleva o nível de saúde, desenvolve a confiança em si mesmo, promove novas motivações para viver, aumenta a qualidade de vida, estimula novas formas de comunicação afectiva, resgata a alegria de viver.

Definição de Biodanza

"Biodanza é um sistema de integração afectiva, renovação orgânica e reaprendizagem das funções originárias de Vida, baseada em vivências integradoras induzidas pela dança, pelo canto e por situações de encontro em grupo."

O significado dos termos usados nesta definição está descrito a seguir de forma mais explícita para uma melhor compreensão.

Integração afectiva: trata-se de restabelecer a unidade perdida entre o Homem e a Natureza. O núcleo integrador é, segundo a nossa abordagem, a afectividade que influi sobre os centros reguladores límbico-hipotalâmicos, os quais, por sua vez, influem sobre os instintos, vivências e emoções.

Renovação orgânica: é a acção sobre a auto-regulação orgânica. A renovação orgânica é induzida principalmente através de situações especiais de transe que activam processos de reparação celular e regulação global das funções biológicas, diminuindo os factores de desorganização e stress.

Reaprendizagem das funções originárias de Vida: é aprender a viver a partir dos instintos. O estilo de vida deve ter coerência com os impulsos primordiais de vida. Os instintos têm por objecto conservar a vida e permitir a sua evolução.

 

 

Como se Pratica?

Para a prática da Biodanza é imprescindível um grupo (mínimo 10/15 pessoas) que se reúne em sessões de aproximadamente 2horas, numa base regular (semanal/quinzenal/mensal) para a prática de vivências integradoras, onde a música-movimento-emoção ajudam o participante a alcançar um estado de ânimo que favorece a saúde e o bem-estar

Compõe-se de um conjunto de exercícios (rodas, caminhares, danças criativas e expressivas, eutonias, contacto, fluidez, segmentares, etc.), com músicas organizadas segundo um modelo teórico fundamentado na Biologia, cuja intenção é alcançar, entre outros propósitos:

  • equilibrio da balança neuro-vegetativa (Simpático-adrenérgico e parassimpático-colinérgico), activando os mecanismos de auto-regulação intra-orgânica (renovação e reparação celular),  com efeito ansiolítico e anti-stress, diminuição dos sintomas psicossomáticos decorrentes do estilo de vida, efeito profilático;
  • reabilitação motora (ímpeto, agilidade, ritmo, elasticidade, extensão, entre outros; integração rítmica-motora, sensitiva-motora, expressiva-motora, afectiva-motora),
  • capacidade relacional (consigo mesmo, com o outro, com o que o rodeia)
  • expressão dos potenciais (vitalidade, sexualidade, criatividade, afectividade e transcendência)

A sessão começa com um tempo teórico-vivencial, durante o qual se explica qual a intenção dessa sessão, criando-se também um espaço de comunicação e partilha verbal entre o grupo. Depois, há um tempo prático-vivencial que consite numa sequência de 10/12 exercícios, ao longo de 1h30.

Esta sessão segue um conceito denominado por “curva orgânica”, que respeita os níveis fisiológicos do ser humano, buscando numa 1ª parte exercícios que promovem a activação do sistema nervoso simpático adrenérgico, com dinâmica de movimento, intenção, acção voluntária, expressão. Numa 2ª parte procuramos a activação do sistema nervoso parassimpático colinérgico através de exercícios que promovem um estado de maior relaxamento, repouso, descanso, terminando com exercícios que voltam a activar o sistema parassimpático de forma suave e progressiva. No final, a sensação de bem-estar, tranquilidade, paz, plenitude, prazer é uma consequência natural.

É claramente uma prática regular. Fazer Biodanza de forma pontual não é desejável, na medida em que são muitos os aspectos trabalhados e tal como qualquer outra actividade, os resultados aparecem fruto de uma sequência e de disciplina.

A quem se destina?


São vários os destinatários da Biodanza, sendo claramente uma prática para todo o universo populacional dos 7 aos 77 anos.

Em virtude da especificidade dos praticantes é natural criarem-se grupos especiais sendo o seu enfoque o desenvolvimento pessoal, a acção terapêutica e clínica ou a integração de grupos.