Quem Somos


Associação Sem fins lucrativos desde 2014, a Associação Portuguesa de Facilitadores de Biodanza (APFB) representa o Movimento Associativo dos Facilitadores de Biodanza, com cerca 90 grupos regulares de Biodanza por todo o país, continente e ilhas, e mais de 94 sócios ativos. 

A APFB nasceu de um desejo profundo de união e de partilha entre facilitadores de Biodanza em Portugal. Desde os primeiros passos do movimento no país, em 1998, até à fundação oficial da associação em setembro de 2014, o nosso percurso tem sido marcado pelo crescimento progressivo e coletivo.

Missão 

A Associação Portuguesa de Facilitadores de Biodanza SRT (APFB) tem como missão o reconhecimento e a valorização do Movimento Associativo dos Facilitadores e a divulgação da marca Biodanza. É uma entidade ao serviço dos Facilitadores que a constituem, comprometida com a promoção, regulação e difusão da Biodanza em Portugal. A nossa missão centra-se em quatro pilares fundamentais:

  1. Apoiar e fortalecer o exercício da facilitação da Biodanza
  • Regulamos o exercício da facilitação, promovendo pautas de integração que favorecem o crescimento pessoal e profissional.
  • Moderamos as relações entre pares, fomentando um ambiente de cooperação e união a partir de uma base afetiva.
  • Incentivamos a formação contínua, proporcionando oportunidades de atualização e desenvolvimento de competências essenciais.
  1. Difundir e proteger a Biodanza

Atuamos em relação significativa com as Escolas de Biodanza em Portugal, garantindo a preservação e a autenticidade da marca BIODANZA®.

Promovemos a expansão da Biodanza, tornando-a acessível a um número crescente de pessoas e contextos.

  1. Fomentar a prática sustentável da Biodanza
  • Estimulamos a criação e o crescimento de Grupos Regulares de Biodanza, fortalecendo espaços contínuos de vivência e desenvolvimento humano.
  • Organizamos e apoiamos eventos, encontros e atividades que possibilitem a divulgação e expansão da Biodanza, tornando-a cada vez mais acessível e reconhecida.
  1. Promover um novo paradigma de sociedade: Construir uma cultura Biocêntrica

A associação visa, assim, dar continuidade ao movimento estruturado da Biodanza SRT em Portugal, atendendo ao crescente número de grupos regulares e de facilitadores titulados. Promovendo um novo modelo de sociedade, baseado na afetividade, na solidariedade e na ética humana

  • Envolvemos indivíduos, organizações, escolas e instituições na promoção de uma cultura centrada na vida, no afeto e no respeito pelo outro e pela natureza.
  • Valorizamos o vínculo humano e a conexão com o mundo vivo, fortalecendo os laços comunitários e a consciência ecológica.
 

Valores


Princípio Biocêntrico

- Princípio Biocêntrico Inspiração num universo organizado em função da vida.
- Valorização do vínculo profundo com toda a existência.

Respeito pela Dignidade Humana

- Valorização da identidade, dignidade, singularidade de cada pessoa.
- Criação de relações pautadas pelo vínculo afetivo e pelo respeito mútuo.

Celebração da vida

- A Biodanza é uma expressão da vida, não um meio para fins políticos, económicos ou ideológicos.
- Foco na promoção do afeto, da saúde integral, do bem-estar e da integração humana.

Fortalecimento de Vínculos Humanos

- Promoção da consistência afetiva em vez de consistência ideológica.
- Valorização das relações humanas como base para as atividades realizadas.

Visão

Inspiramo-nos na visão de Rolando Toro, para construir uma comunidade onde o afeto e a alegria de viver são protagonistas.

Envolver um número crescente de pessoas, organizações, escolas e instituições no intuito de desenvolver uma cultura Biocêntrica.

Fomentar de forma sustentável a prática da Biodanza pela:

  • Abertura e crescimento de Grupos Regulares;
  • Realização de eventos que permitam divulgar e promover a Biodanza;