Apresentação


Cláudia Farinha nasceu em Lisboa em 17 de Novembro de 1966. Tendo vivido toda a sua infância e juventude em Abrantes. Estudou em Coimbra onde tirou a Licenciatura em Educação de Infância e a Especialização para a Cidadania e Formação Pessoal e Social. Tem uma pós graduação em "Masters em Counseling Centrado na Pessoa e Competências de Ajuda” seguida do processo de formação para a obtenção do título de Psicoterapeuta em Abordagem Centrada na Pessoa. Fez a formação de Técnicas e Estratégias de Acompanhamento terapêutico, psicogerontologia e acompanhamento de doentes terminais e famílias com o Instituto Balear de Psiquiatría y Psicología (IBPP), Espanha. Frequentou o mestrado de Relação de Ajuda e Intervenção Terapêutica do departamento de psicologia da Universidade Autónoma de Lisboa. Em 2015 fez duas formações de seis dias: “Simbologia do movimento I e II: construir percursos de dança com crianças” com Mónica Sava Frequenta neste momento uma formação em pedagogia da Arte. Para além da prática clínica (com crianças e adultos), faz parte de uma equipa de Cuidados Paliativos ao Domicílio, colabora como formadora na AMARA (associação pela dignidade na vida e na morte), deu aulas em duas instituições universitárias CESPU e ISPA.

É Facilitadora Didata e faz parte da equipa da Escola de Biodanza de Lisboa.
Facilita grupos de Biodanza para adultos desde 2011 e para crianças desde 2015.

Biodanza


Horário

4as feiras das 20h às 22h

Local das aulas

Espaço Feel2B - Rua Rainha Dona Luísa de Gusmão 4D

Áreas de Especialização

5 a 9 de Junho 2013 – Curso de Formação Contínua para facilitadores de Biodanza.
Módulos: “Radicalização da Progressividade, Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência” (30h) pelo didata António Sarpe.

4 a 8 Dezembro de 2013 - Curso de Formação Contínua para Facilitadores de Biodanza. Módulos: “A poética dos instintos, Biodanza e os 4 animais e Biodanza e os 4 elementos aplicados a grupos regulares” (30h), pelo didata António Sarpe.

26 a 30 de Junho 2014 - Curso de Formação Contínua para facilitadores de Biodanza. Módulos: “Radicalização da Progressividade, Vitalidade, Sexualidade, Criatividade, Afetividade e Transcendência” (30h) pelo didata António Sarpe.

26 a 30 de Novembro 2014 - Curso de Formação Contínua para facilitadores de Biodanza. Módulo III: “Danças sequenciais; Posições geratrizes códigos II e III; Trimurti – Trilogia Hindu; Deuses Gregos Africanos e Cristãos” (30h) pelo didata António Sarpe.

8 a 12 de julho 2015 - Curso de Formação Contínua para Facilitadores de Biodanza. Módulos: “A poética dos instintos, Biodanza e os 4 animais e Biodanza e os 4 elementos aplicados a grupos regulares” (30h), pelo didata António Sarpe.

25 a 30 de Maio 2016 - Curso de Formação Contínua Intensiva para facilitadores de Biodanza. Módulo III: “Danças Arquetípicas (Deuses Gregos e Trilogia Hindu); Posições geratrizes códigos I, II e III” (30h) pelo didata António Sarpe.

TEM AS APLICAÇÕES DE BIODANZA

Biodanza para crianças e Adolescentes (Didata: Alexandro Balbi Toro), Porto 17, 18 e 19 de Outubro 2014

Biodanza Clinica e Social (Didatas: Maria Lúcia Pessoa Santos e Cláudia Altamirano),
Sevilha 4 a 8 Dezembro 2015 e Março 2016


TEM AS EXTENSÕES DE BIODANZA

17 a 21 Fevereiro 2016 – “Os quatro elementos” (António Sarpe), Caxias

24 a 28 de Agosto 2016 - 1º Módulo de “Identidade e Género – Feminilidade e Masculinidade Profundas” (António Sarpe e Hélène Levy), Caxias

16 a 20 de Agosto 2017 - 2º Módulo de “Identidade e Género – Feminilidade e Masculinidade Profundas” (António Sarpe e Hélène Levy), Caxias

8 a 10 de Dezembro 2017 - "Identidade e auto-Estima" (Hélène Levy), Nice - França

"Projeto Minotauro", Agosto 2018, Escola de Biodanza de Portugal - Caxias

Didata

Workshops próximos 3-6 meses

22 e 23 de Outubro 2022 - Dançar a vida: A alegria de pôr a minha vida em movimento.

Curriculum como Facilitador
Iniciou a sua prática de facilitadora de Biodanza em 2011, na qualidade de facilitadora em supervisão, com um grupo de adultos em coo-facilitação com um colega também em supervisão.

Titulou-se como facilitadora em 2016, apresentando a monografia intitulada “Condições Básicas da Abordagem Centrada na Pessoa: Um contributo para o Facilitador de Biodanza”.

Em Agosto de 2016 continuou, a título individual, a facilitação de um grupo de Biodanza de adultos.

Iniciou um grupo de Biodanza para crianças entre os 3 e os 10 anos em Maio 2015 (Biodanza Kids).

Em Julho de 2015 começou a facilitar mensalmente aulas abertas de Biodanza para Crianças e Famílias.

Em Janeiro 2017 constituiu dois grupos de Biodanza para crianças. Biodanza Mini Kids para crianças entre os 3 e os 6 anos; e o grupo Biodanza Kids para crianças entre os 7 e os 10 anos.

Redes Sociais