Apresentação


Facilitador Didata SP 85/15 SRT®

Diretor Pedagógico das Escolas de Portugal (Lisboa e Porto)

Psicólogo Clínico CRP-RJ 14106
 
Antonio Sarpe é brasileiro, nascido na cidade do Rio de Janeiro. 

Durante a adolescência interessou-se e praticou desportos, música, dança, teatro e terapias corporais. Conheceu a Biodanza em 1979 quando passou a frequentar um grupo regular. Formou-se na Escola de Biodanza do Rio de Janeiro concluindo o curso em 1984. Desde então, como facilitador didata, ex-diretor da escola de Biodanza do Rio de Janeiro e atual diretor da escola de Biodanza de Portugal, tem contribuido para a expansão da Biodanza no mundo, praticando-a e ensinando-a como um caminho de revelação da identidade humana e de conexão com o universo. Atualmente, reside em Portugal. 
Em 1990 vinculou-se novamente à Escola do Rio de Janeiro dirigida por Maria Adela Cremona, tornando-se colaborador, coordenador e mais tarde diretor da Escola.
Foi sócio fundador do Conselho de Facilitadores do Rio de Janeiro que organizava cursos de especialização e aprofundamento metodológico, estimulando o desejo de aprendizagem permanente.
Em 1998 veio pela primeira vez à Europa para dar aula na Escola da Alemanha e no Congresso Europeu na Suíça. Desde então passou a trabalhar regularmente na Europa e em escolas pelo mundo.
Em 2002 foi convidado para vir à escola de Biodanza Rolando Toro de Portugal, dirigida por Roberto Mirelman e coordenada por Cristiane Abecassis. Facilitou na escola de formação e posteriormente em workshops de orientação para facilitadores. No ano seguinte foi convidado pelo facilitador Nuno Pinto para um projeto de aprofundamento vivencial para os seus alunos dos grupos regulares. Resultou desta parceria a criação de um núcleo de Biodanza no Porto.
Em 2004 obteve autorização de Rolando Toro para fundar a escola de Biodanza do Porto, no norte de Portugal. Em 2005 foi inaugurada a primeira turma da escola de Biodanza Rolando Toro do Porto. Em 2008 assumiu em Lisboa a direção da escola de Biodanza Rolando Toro de Portugal. Decidiu viver em Portugal para se dedicar à direção da Escola e expansão da Biodanza em todo país.

Biodanza


Workshops próximos 3-6 meses

Nenhum Workshop marcado

Curriculum como Facilitador
É coordenador pela International Biocentric Foundation de um dos centros da Rede CIMEB - Centros de Investigação em Músicas e Exercícios de Biodanza, é diretor pedagógico das Escolas de Biodanza de Portugal (Lisboa e Porto). Dedica-se também a um projeto denominado "Formação Contínua para facilitadores de Biodanza", com base nos seus 30 anos de Facilitação em Biodanza, no qual organiza um programa de facilitação a que chama "Radicalização da Progressividade". Este projeto foi por ele criado há cerca de 15 anos no Rio de Janeiro e desde então tem orientado facilitadores em diferentes países como Portugal, Holanda, Áustria, Espanha, Alemanha, França, Brasil, Venezuela e Israel.
Entre as suas especializações em Extensões de Biodanza estão: o Projeto Minotauro, a Árvore dos Desejos, a Identidade e os Quatro Elementos, Biodanza Aquática, Resgate da Masculinidade e Feminilidade Profundas, Educação Biocêntrica, Biodanza em Organizações.
Nas escolas de formação em Biodanza, ensina temas como Identidade e Integração, Aspetos Psicológicos, Vivência, Contacto e Carícias, Sexualidade, entre outros. É didata nas seguintes extensões: Projeto Minotauro, A Identidade e os Quatro Elementos e A Árvore dos Desejos.

Redes Sociais