Dançar a Vida na Escola




Ao longo desta obra, a autora  apresenta a Educação Biocêntrica, proposta por Rolando Toro, criador do Sistema Biodanza e do Principio Biocêntrico e reflete sobre a sua relação com os recentes pressupostos educativos defendidos pela UNESCO, com vista a uma educação mais humanizada.
A autora defende a ligação existente entre o modelo educativo proposto por Rolando Toro e os pressupostos educativos defendidos pelo Relatório da UNESCO coordenado por Delors (1996), “Educação: um tesouro a descobrir”, onde se defendem o 4 pilares para a Educação do Século XXI.
O objetivo é defender que a mediação proporcionada pela Biodanza em contexto educativo, pode proporcionar uma educação mais centrada na vida.
Tomando os discursos das crianças sobre a Biodanza como referência, a autora demonstra como a metodologia vivencial produz aprendizagem. Um mergulho na escola ancorada pelo Princípio Biocêntrico, que permitiu compreender os efeitos do processo de desenvolvimento proporcionado às crianças pelo Sistema Biodanza.
Este livro apresenta, assim, os resultados de cerca de três anos a facilitar grupos de crianças em escolas portuguesas, dando exemplos de aulas.